top of page
DOM ALOÍSIO ROQUE OPPERMANN

Data de Nascimento: 19/6/1936
Data de Falecimento: 27/04/2014

1996-2012

   Dom Roque nasceu em 19 de junho de 1936 na cidade de São Vendelino-RS. Fez seus estudos de Filosofia no convento da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, em Brusque-SC. Cursou Teologia em Taubaté-SP, onde foi ordenado padre em 29 de junho de 1961 pelas mãos de Dom Francisco Borges do Amaral. Na Congregação SCJ especializou-se em Orientação Educacional, Biologia e Pastorais Eclesiais. Exerceu importantes cargos como Reitor de Seminário e Educador do Instituto dos Meninos de São Judas Tadeu e do Orfanato São Judas, em São Paulo, pároco em Curitiba-PR, e em Varginha-MG. 

   Foi nomeado primeiro bispo de Ituiutaba-MG, a 2 de fevereiro de 1983, onde recebeu a ordenação episcopal a 21 de abril de 1983. 

Dom Aloísio Roque Oppermann

Primeiro bispo de Ituiutaba-MG, exerceu seu ministério episcopal por seis anos (1983-1988), Bispo de Campanha-MG por sete anos (1988-1996) e nomeado Arcebispo de Uberaba-MG em 1º de maio de 1996. Foi coordenador da Comissão de Liturgia do Leste II por cinco períodos e membro do Conselho permanente da CNBB.

   Nos seus 16 anos de episcopado na Arquidiocese Dom Roque valorizou os meios de comunicação, ampliou o número de paróquias e do clero, além da valorização dos grupos de reflexão. Retornou o Seminário de Teologia para as suas origens no prédio ao lado da paróquia do Santíssimo Sacramento. Criou o Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Abadia, o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano e instituiu os Diáconos Permanentes. Incentivou os Grupos de Reflexão em toda a Arquidiocese, inclusive com a confecção de material próprio: o Caderno Popular. Outra realização foi as Santas Missões, fruto dos planos pastorais. As Leigas Consagradas também tiveram em Dom Roque um porto seguro com a elevação a Instituto, esteve a frente das comemorações do Centenário da Arquidiocese. na área de Comunicação Social conseguiu um espaço semanal na Rede Vida para veiculação dos acontecimentos de nossa arquidiocese a nível nacional e criou uma Assessoria de Imprensa, sendo que com ela veio Rádio Metropolitana, o jornal com o mesmo nome e a presença permanente da Igreja Particular de Uberaba de Dom Roque como articulista de jornal, e ainda, publicou oito livros, sendo o último Flashes da Vida de um Bispo.

bottom of page