
Catedral Metropolitana de Uberaba

NOSSA VISÃO
Queremos ter a compreensão da realidade, a partir do Evangelho
NOSSA FÉ
Jesus Cristo é a referência maior de nossas vidas
NOSSA COMUNIDADE
Lugar de realização humana-cristã
Criação: 02/03/1820 - Dedicação: 15/11/1984
A Catedral Metropolitana foi eleita no ano passado como uma das Sete Maravilhas da nossa cidade.
A Catedral foi fundada com o nome de paróquia de Santo Antônio e São Sebastião em 2 de março de 1820, vinculada a então diocese de Goiás. Em 1890 o Bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte e Silva, solicitou ao Vaticano a criação de uma diocese com sede em Uberaba, por causa da grande extensão territorial da diocese de Goiás. O Vaticano condicionou a criação da diocese à construção de uma Catedral sendo que, para tanto, Dom Eduardo construiu para a Catedral de seu bispado, a atual igreja da Adoração. Essa construção foi concluída em 30 de setembro de 1905, mas só foi inaugurada em 27 de janeiro de 1907 e, com a criação da Diocese de Uberaba, passou à condição de Catedral em 29 de setembro de 1907.
Em 1926, Dom Frei Luiz Maria de Santana transladou o título de Catedral para a primeira igreja da cidade de Uberaba, a Paróquia de Santo Antônio e São Sebastião. Por ser o padroeiro da diocese o Sagrado Coração de Jesus, a nova Catedral recebeu o título de Catedral do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio e São Sebastião.
Tornou-se Catedral Metropolitana com a elevação da diocese à Arquidiocese de Uberaba, em 14 de abril de 1962.
A Catedral tem como padroeiro titular o Sagrado coração de Jesus e padroeiros secundários Santo Antônio e São Sebastião.
É um grande patrimônio da nossa cidade mas, como não é tombada pelo patrimônio histórico, cabe a nós cristãos e cidadãos cuidar e preservar deste patrimônio.
