top of page

Pastorais em Movimento

A Pastoral do Dízimo é um ganho para nossa vida como comunidade. Como Pastoral dá, a todos nós, a possibilidade sistemática de fazermos e experiência do Dízimo.

Qual a motivação maior desta Pastoral?


Deus, no seu coração de Pai sonhou com um projeto, que daria a humanidade a possibilidade de ser feliz. Este é o sonho de Deus, uma sociedade justa, fraterna, solidária na qual a paz seja uma realidade. Sabemos que somente assim haverá verdadeira felicidade para os homens e mulheres de todos os tempos.


Na sua onisciência, Deus – Pai, sabia que nem todos iriam aderir ao seu projeto o que resultaria em situações de desfavor para alguns e de privilégio para outros. Do seu coração brota o convite a experimentar a sua providência através do Dízimo. O Dízimo brota do coração de Deus, é bíblico.


Deus nos dá 100% de tudo o que temos, mas avisa-nos de que desses 100%, 90% são nossos e 10% é dele. Ora, Deus não precisa desses 10%. Não há necessidade em Deus. Esses 10% nós devolvemos a Ele na comunidade, para que esta possa ser aquela que, em nome Dele, faz-se uma resposta generosa de amor ao sofrimento e a dor daqueles que sofrem as penúrias da miséria, sejam estas materiais ou espirituais.


Por que Deus nos entrega 100%, se 90% é nosso e 10% é dele? Não seria mais fácil entregar os nossos 90% e já ficar com os seus 10% e aplicar Ele mesmo no que achasse necessário?


Deus não procede assim, porque quer que façamos a experiência da sua providência; de correr o risco de abandonar-nos na providência divina!


São 3 as experiências fundamentais que o Dízimo nos dá a possibilidade de fazer:


1º - a experiência religiosa: esta é a experiência profunda da fé. Confiar-se a Deus, abandonar-se em seu cuidado, em sua proteção. Dízimo não é oferecer a Deus o troco da padaria, a sobra do supermercado, uma esmola qualquer. Dízimo é devolver a Deus aquilo que lhe pertence fazendo a experiência de seu cuidado, confiando profundamente no cumprimento de suas promessas.


2º - a experiência social: o Dízimo é a experiência da solidariedade. Assim vamos ao encontro das necessidades reais de nossos irmãos numa postura fraterna e cheia de compaixão.


3º - a experiência missionária: como batizados, todos nós somos chamados a evangelizar. O Dízimo faz-nos participantes de todo movimento evangelizador da Paróquia e assim, direta ou indiretamente, somos todos nós evangelizadores, uma comunidade capaz de anunciar Jesus Cristo e os valores do Reino.


A Pastoral do Dízimo é constituída por todos aqueles que, marcados pela fé, fazem a experiência de ser Dizimista. Do meio destes surgem aqueles que coordenaram, que secretariam, que fazem o trabalho de tesouraria e, principalmente aqueles que são os animadores desta Pastoral: os Missionários do Dízimo! São estes a quem cabe, de modo maior, anunciar, divulgar, promover no meio da comunidade a felicidade que é ser Dizimista e fazer de modo concreto, na vida, a experiência de Deus.


Por Deus você é chamado a ser Dizimista, e este chamamento brota do coração de Deus-Pai.


Pela comunidade, você é chamado a ser Missionário do Dízimo. Este chamamento brota do coração da Igreja que quer confiar a você a missão de ser anunciador da bênção de Deus, de sua proteção e especial carinho.


A Pastoral do Dízimo espera por você!


Venha trabalhar conosco!


Mons. Valmir Ribeiro




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page