Pastoral Familiar
- Catedral de Uberaba
- 10 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2018
A família é a base da sociedade. Foi baseando-se nela que Deus quis que a humanidade existisse, portanto se ela for destruída a sociedade sofrerá muito. Muitas ameaças existem contra ela, bem como contra o matrimônio que lhe dá origem. A família é o Santuário da Vida.
O que mais necessitamos hoje em nossas pastorais é de uma boa preparação dos jovens para o casamento, e isso não é fácil. Não basta um rápido “curso de noivos”, ao qual muitos vão obrigados, apenas para obter o certificado e poder casar na Igreja.
Os encontros que anteriormente eram de 2 (dois) dias, foram importantes pois a Pastoral foi bem preparada devido às palestras ministradas, aos estudos, às dinâmicas e às muitas orações, tudo isso fortaleceu os envolvidos nesta nova etapa de preparação dos noivos para o Matrimônio pelo acolhimento.
A Pastoral dos Noivos, da Catedral Metropolitana de Uberaba, conta com a colaboração e o apoio de 16 (dezesseis) casais e a orientação espiritual do Mons. Valmir Ribeiro.
Divididos em grupos, cada grupo é constituído de dois casais da pastoral (acolhedores), que dedicam seu tempo com experiência e com carinho acolhendo e ajudando os casais de noivos ou namorados a construir uma casa sobre a “rocha”, e de 4 (quatro) a 6 (seis) casais de noivos.
Os encontros são semanais com estudos e com reflexões dirigidas, de maneira bem elaborada e prática. São realizados em ambientes simples, profundos e com comprometimento, nas casas dos noivos ou dos casais acolhedores, num clima de diálogo, de amizade, de reflexão e de oração.
Os temas abordados são importantes e interessantes, e são indicados pela CNBB para a “Preparação para a Vida Matrimonial”: o amor conjugal, o conhecimento e o diálogo, a harmonia conjugal, o Sacramento do Matrimônio e os Sacramentos, a celebração do matrimônio e seus aspectos jurídicos e canônicos, fé no dia a dia da família, sexualidade na vida do casal, paternidade responsável, educação e tempo para os filhos e administração do lar.
O livro de referência usado é Matrimônio Encontros de Preparação, os autores André Parreira e Karina Parreira são membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB, como casal responsável pelo setor pré-matrimonial.
No total são 11 (onze) encontros e ao final é feita uma celebração de encerramento das atividades preparatórias para o Matrimônio, juntamente com o Sacerdote, tendo ainda a benção das alianças.
A preparação para o casamento antes de ser uma exigência pastoral, é uma necessidade de todos que buscam a felicidade no amor conjugal. A preparação e o acompanhamento da pastoral familiar tem sido um instrumento de evangelização de casais na preparação matrimonial construindo um futuro mais sólido e transformando vidas.
Acreditamos que através da preparação do Matrimônio teremos noivos mais conscientes de sua vocação, abraçando com alegria a missão de, como família, ser Sal da terra e Luz do mundo, mostrando para a sociedade a diferença que faz viver em família segundo o modelo da Sagrada Família de Nazaré.
Maria Beatriz M. Magnino Santana e Luis Carlos Santana.
Casal coordenador





Comentários