top of page

SANTOS PADROEIROS

Julho é o mês que a Catedral dedica à celebração de nossos três santos padroeiros: Santo Antônio, São Sebastião e o Sagrado Coração de Jesus. A história de cada um você já conhece, de jornais passados que já foram distribuídos, mas vamos fazer um pequeno apanhado para que possamos refletir sobre a importância de pedir sua intercessão.


Santo Antônio é considerado o Doutor da Igreja, vivendo na pobreza dos franciscanos, dedicou sua vida única e inteiramente a Deus e à oração. Em meio a muitos milagres que ele realizou, vemos que sua paixão era poder testemunhar Jesus com todas as suas forças e assim o fez, enquanto viveu por Ele.


São Sebastião foi um soldado romano, morto pelo imperador Maximiano. Ele mandou que Sebastião renunciasse a sua fé em Jesus Cristo e Sebastião se negou. Foram necessárias duas tentativas para que Sebastião doasse sua vida em troca de sua fé e, assim, ele se tornou santo e mártir da Igreja.


A origem da devoção ao Sagrado Coração de Jesus está na própria sagrada escritura, que considera o coração de Cristo exemplo de amor, de paciência e de misericórdia pelos pecados dos homens.


Ao juntar as três devoções, podemos observar que a Catedral, que fica no centro de nossa cidade, convida-nos a uma vida de entrega, amor e oração a Deus. Por meio do testemunho de nossos padroeiros, vemos que é preciso vivenciar mais de Deus e menos de nós. Santo Antônio já mostrava sinais de que sua vida seria de inteira doação a Deus ao entrar no seminário contra a vontade de seu pai. São Sebastião traz um grande exemplo de fé ao negar a renúncia de sua crença, em troca de sua vida. O Sagrado Coração de Jesus é o caminho ideal para experimentar o amor e a misericórdia de Deus em nossas vidas.


Sabemos que a vida de hoje não é como antigamente. Temos tecnologias que mudaram muitas coisas e muitos processos em nossas vidas. A correria é infinita, parece que nunca iremos ter tempos de paz. Mas é dentro de nossas vidas, dando o mesmo testemunho de nossos padroeiros que nós fazemos a diferença em nosso ser e à nossa volta.


Faço um desafio a você, caro leitor! Dizem que são necessários 21 dias para que uma certa atividade se torne rotina. Então meu desafio é esse: a cada dia, repense alguma atitude, algum hábito ou alguma palavra, para que você se espelhe em nossos padroeiros. Viva a pobreza, a oração, a fé, misericórdia, paciência e amor na sua vida e na sua rotina. Transforme a sua vida e a de pessoas que convivem com você por meio de nossos santos. Esse é o maior testemunho que podemos dar em nossas vidas, para que mudemos a nossa realidade e o nosso próprio coração!


Ana Luísa Andrade

CLARIM EDIÇÃO JULHO




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page