2020 – Ano de Comprovar a nossa Fé
- Catedral de Uberaba
- 23 de out. de 2020
- 2 min de leitura
O ano de 2020 chegou prometendo a esperança de um ano com muito trabalho, realizações e planos já traçados em 2019 a serem cumpridos.
Já ouvíamos no final de 2019, nos noticiários sobre um vírus surgido na China que estava causando pânico e problemas naquele país. Até então, um vírus desconhecido ao qual foi dado o nome de SARS-CoV-2, ou Coronavírus, viria a causar a doença denominada de COVID 19. Qual foi a nossa surpresa quando esse vírus atravessou a fronteira e infectou todo o globo terrestre. Ocasionando transtornos econômicos, emocionais e muitas mudanças no cotidiano das famílias em todo o planeta.
O mundo parou. O Brasil parou. As pessoas foram obrigadas a ficar em suas casas, cumprindo a quarentena exigida pela Organização Mundial da Saúde e pelos Governos, de maneira que escolas, comércios e templos religiosos se viram obrigados a fechar suas portas e se adaptarem a um novo contexto, a uma nova maneira de viver a vida.
Na Catedral Metropolitana de Uberaba não foi diferente. Para que as pessoas mantivessem uma conexão com sua fé e continuassem seu caminho espiritual se sentindo na presença do sagrado, o Nosso Pároco Monsenhor Valmir foi ágil na implantação das mudanças tecnológicas que possibilitariam a transmissão das celebrações em tempo real, pela internet e também o investimento em outro meio de comunicação que é o rádio.
Somos seres humanos e, portanto, necessitamos de interação. A presença da palavra de Deus nesses momentos nos torna mais fortalecidos para enfrentar o desconhecido.
Minha experiência durante esses meses também foi de adaptação ao novo. Inicialmente, tive que aprender a usar a tecnologia, até então, nova para mim. Foi um desafio. Contei com o apoio dos netos para me mostrar como poderia ser fácil o uso de tais ferramentas. Em momento algum deixei de participar das celebrações e reuniões da paróquia. Percebi que poderia também presenciar as missas no conforto de minha casa sem me expor ao risco do vírus e sem diminuir a minha fé, ao contrário, sentindo aumentar minha esperança.
Muito trabalho foi feito pela Catedral Metropolitana nesse período de isolamento social. Nada parou. Projetos sociais e conselhos continuam acontecendo normalmente, só que de maneira remota, até que estudos fossem realizados e fosse possível diminuir os riscos e voltar aos encontros e missas presenciais.
Foi fundamental a agilidade do Monsenhor Valmir em busca de mudanças e soluções. Acredito que as pessoas continuaram se sentindo acolhidas pelo nosso Sacerdote. Essa nobre missão de ser luz e pastor que guia suas ovelhas teria que continuar para que as pessoas continuassem seu caminho espiritual e se sentissem fortalecidas para enfrentamento diário da COVID 19.
Nesses meses pessoas perderam entes queridos sem que ao menos pudessem se despedir. Isso não voltará, o que é muito triste.
O que fica de tudo isso é a lição de que podemos perder o solo sagrado por um tempo, mas nunca a fé e a certeza de que com DEUS, dias melhores virão.
Márcia Rodrigues Carneiro
コメント