top of page

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus nos direciona a Adoração ao Santíssimo Sacramento


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das devoções de mais apreciação pelos fiéis do mundo todo. Vamos aqui, sem a pretensão de findar o assunto, fazer uma breve consideração sobre essa devoção tão importante para nossa Igreja e como ela nos direciona a uma vida de Adoração.

O coração humano é a sede das decisões mais profundas. Naturalmente, essas decisões são depois purificadas e desenvolvidas pela razão, mas nasceram no coração de alguém. Quando a gente entende isso, fica bem mais simples entender o grande mistério do Coração de Jesus. A decisão mais profunda que é sediada no Coração do Senhor Jesus foi e é a nossa salvação.

É importante ter em mente que essa decisão não foi superficial, mas foi algo tão profundo que culminou em reestabelecer a nossa vida eterna. Essa compreensão deve iluminar nossas orações e nossas súplicas, como uma forte luz que clareia tudo que há em nós.



Nas páginas dos evangelhos, não temos outra coisa senão uma descrição do modo do Coração de Jesus agir. Toda sua conduta, as grandes e pequenas decisões que vai tomando, está orientada para o bem e a felicidade plena de cada ser humano. Talvez seja por isso que, para expressar o amor com desenhos ou imagens, trazemos logo a imagem de um coração.

O Divino Coração é o doce abaixar-se de Deus. Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esvaziar, consumindo-se plenamente para nos testemunhar Seu amor, este mesmo Coração direciona-nos e nos move a uma Adoração cada vez mais íntima, pois, uma vez dentro do Sagrado Coração de Jesus, percebemos a necessidade de fitá-lo incansavelmente, para que, olhando para Ele, possamos ser curados, restaurados, transformados e purificados de nós mesmos, das consequências do pecado e da influência maligna do mundo.

Se o pecado que torna os homens “sem desculpas” é o de não reconhecer a Deus como Deus, então seu antídoto específico é unicamente a adoração, por ser reservada exclusivamente a Deus, atesta adequadamente que se reconhece a Deus “como Deus”. Na adoração é levado à expressão máxima aquilo que o Apóstolo chama “prestar glória e dar graças”, isto é, o reconhecimento e a gratidão para com Deus. (Frei Raniero Cantalamessa - Livro Subida ao Monte Sinai – ano 1997)



Enquanto Comunidade Católica Shalom, aqui em Uberaba, temos a graça de servir na primeira sexta-feira de cada mês, na Missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus e logo após no momento de Adoração. “Para nós é um momento de intimidade com Jesus, unidos a Igreja no serviço, no corpo místico e na comunhão dos santos, que eternamente adoram a Cristo.

Nesse sentido, temos plena convicção que a Adoração é a percepção da grandeza, majestade, beleza e, juntamente, da bondade de Deus e de sua presença que tolhe a respiração. É uma espécie de naufrágio no oceano da majestade divina, sem margens e nem fundo. Mas “naufragar” é doce nesse mar”.

Por isso deixamos aqui um convite a você que faz essa leitura, para que, nesse tempo de pandemia, inseridos no sofrimento de toda a humanidade, participe conosco dessa experiência de amor e exaltação a Cristo, que é a Missa Votiva ao Sagrado Coração, seguida de Adoração ao Santíssimo, pelo canal da Catedral no Youtube.

Ressalto que a Adoração ao Santíssimo Sacramento nos direciona a uma vida de louvor, onde movidos pela gratidão, somos impelidos a render graças a Deus, por aquilo que Ele é e por todos Seus feitos em nossa vida.

Termino com um trecho do Escritos da Comunidade Católica Shalom, onde nosso fundador, Moysés Azevedo, nos diz que: “Louvor e Adoração são as formas mais plenas de, na oração, transbordar o Amor Esponsal a Jesus, pois a gratidão é a única linguagem que essas almas sabem falar.”

Kadu Ferreira

Promotor Apostólico - Shalom Uberaba

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page