top of page

Caminho Novo em tempos de pandemia


O ano de 2020 começou cheio de programações para os jovens da Catedral. Junto ao nosso Diretor Espiritual, Monsenhor Valmir, estavam sendo discutidas ações para que a juventude de nossa Paróquia se engajasse cada vez mais na pequena via de Santa Teresinha, padroeira de nosso grupo. Mas Deus sabia que mudanças viriam.

No dia 01 de fevereiro desse ano, o Caminho Novo retomou suas atividades com um churrasco de confraternização com os jovens caminheiros, a fim de integrar e socializar todos que já fizeram o Encontro. Nesta data foi combinado um encontrão para o dia 16 de fevereiro.



No dia do encontrão a Comunidade Shalom conduziu momentos incríveis de reflexão e adoração. Nesse mesmo dia, os jovens seguiram para a missa na qual foi dada a posse para a nova coordenação geral, agora composta pelos jovens Bruna, Badu, Paula e Artur. Essa celebração foi também em agradecimento por todo carinho e cuidado que o casal Jefferson e Daniela tiveram durante o ano que estiveram na coordenação do grupo de jovens. Dias depois, o casal Milene e Welington retornaram ao grupo da coordenação na posição de secretária e, ele, de tesoureiro, junto ao Artur.

Reuniões para reescrever as pastas do encontro foram feitas, algumas modificações foram iniciadas. Tudo feito com muito carinho, mas também com certa urgência, pois em maio tudo deveria estar pronto para que a preparação para nosso encontro começasse. Até aqui tudo estava normal para nós.

Em nossa programação, em abril haveria um retiro com os jovens que já fizeram o Caminho Novo, voltado para espiritualidade, a fim de reanimar todos e prepararmos para o encontro que ocorreria dias 04 e 05 de julho. Para isso, nossa famosa galinhada seria realizada dia 17 de maio.

Porém, em uma reunião feita dia 13 de março, a coordenação geral junto com o Monsenhor Valmir acharam por bem adiar esse retiro de abril, pois já estava previsto que o Corona Vírus nos afetaria e, dessa forma, não seria prudente aglomerar os jovens durante um fim de semana, mesmo que em local aberto.

Lembro-me que, com muito espanto, falamos na hipótese de que as celebrações da Semana Santa não ocorreriam para os fiéis e, como a maioria da população, pensamos que em maio tudo estaria na mais perfeita ordem.



Por isso, foram planejados outros momentos também, como o Projeto do Óleo que geraria renda para Casa de Acolhida Anjos do Bem, além da participação dos jovens com as barracas dos doces e das brincadeiras na Festa Junina, que seria entre os dias 19 e 21 de julho. Momentos de evangelização com os jovens da Comunidade do Rio do Peixe foram planejados. Todos muito empolgados e confiantes que o ano seria produtivo.

Como previsto, a pandemia chegou a nós e fomos forçados a parar. Não parar nossa fé, nem nossa esperança, mas a parar nossos planos e confiar inteiramente nos planos de Deus. Realmente as celebrações da Semana Santa não foram abertas, nem o do Dia das Mães, a de Corpus Christi...

Presenciamos as adaptações da Paróquia que, com muito esforço, conseguiu realizar as transmissões on-line das missas para que estivéssemos um pouco mais próximos. Aos poucos, algumas reuniões on-line foram feitas, mas sem planejamentos para atividades presenciais. As missas voltaram com o máximo de cuidado, respeitando o distanciamento e pedindo a colaboração de todos para que quem fosse do grupo de risco ainda esperasse em casa, para não se exporem. Em contraponto, tivemos a alegria de alguns dos nossos jovens conseguirem a tão sonhada vaga nas Universidades e em vê-los levando outros jovens nas celebrações.

O Caminho Novo segue representado por nossa banda nas celebrações e, sempre que possível, colaborando com leituras nas missas e em outras Pastorais nas quais temos engajamento. Mesmo que o on-line seja uma linguagem mais próxima da juventude, há ainda uma dificuldade para que sejam pensadas propostas para um grupo tão heterogêneo e extenso, porém sabemos dessa necessidade de adaptação.

E seguimos assim, ainda sem planos concretos para a realização de atividades presenciais, acostumados a sorrir com os olhos e abraçar com o coração.

Paula Santana Carvalho

Membro da Coordenação Geral

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page