top of page

Catequese

Paz e bem a todos, amados leitores!


Saudosos, no mês das missões, retomando as notícias da Catequese, queremos trazer a vocês todos os feitos dessa pastoral tão importante para nossa comunidade e nossa igreja como um todo. A Pastoral da Catequese deu início as suas atividades com a missa de abertura no dia 08/03/2020, chamada de Festa do Reencontro e os encontros semanais se iniciaram em 09/03/2020.

Nessa ocasião, a nova equipe responsável pela coordenação da Catequese durante o ano de 2020 foi apresentada e acolhida pela comunidade. Tal grupo é composto por Marinês, Cássia e Daniela Elisabete. À frente do relacionamento e diálogo com os pais dos catequizandos temos a paroquiana Daniela Lemos. À frente da tesouraria, assumiu o trabalho a paroquiana Jordânia e a secretaria ficou aos cuidados de Anna Keylla.

Santa Teresinha do Menino Jesus disse: “Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo...”. Nesse sentido, imbuídos desse Amor que é o próprio Deus, abraçamos esse serviço pastoral tão belo: lançar sementes aos corações de crianças, jovens e adultos por meio da evangelização.



Cheios de alegria e de amor em nossos corações, começamos os encontros presenciais que duraram duas semanas. Fomos, brutalmente, interrompidos pelo início do isolamento social, devido à pandemia de Covid-19 que acometeu o mundo. Foi bastante difícil ver nossos projetos, planos e sonhos para o ano de 2020 ficar sem execução, sem forma, sem vida.

Todavia, o que encheu de esperanças os nossos corações e fez com que caminhássemos até aqui foi, é e sempre será, a palavra do Senhor que é viva, eficaz e penetrante. Em Hebreus 10, 32-39, temos um bálsamo que nos acalenta e consola.

32. Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. 33. Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. 34. Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. 35. Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, 36. pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. 37. Ainda um pouco de tempo – sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. 38. Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s). 39. Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação!

Assim, seguimos em contato com nossos catequizandos pelos grupos do WhatsApp e aproveitamos a tecnologia a nosso favor. Após meses sem nenhum contato presencial, no dia 23/08/2020, realizou-se o Encontro de Oração e Ação da Catequese. A Pastoral da Catequese, sob a orientação cuidadosa da catequista Rafaela, apoiada mais de perto pelas catequistas Anna Keylla, Vanessa, Helena, D. Edith e Riweelt, idealizou e executou o encontro, levando em conta todas as medidas de prevenção contra o Corona vírus.

Foi uma linda proposta feita aos catequizandos por meio de um vídeo alegre e convidativo gravado pelos catequistas. O Encontro de Oração e Ação consistiu em um drive-thru organizado pelos catequistas, no qual os catequizandos e suas famílias, em um ato de generosidade, trouxeram doações de produtos para higiene pessoal a fim de doar às adolescentes e mulheres que são acolhidas na Casa Madre Teresa de Calcutá.

Deixando suas doações, entregues pela janela de seus carros, elas foram recebidas pelos catequistas, usando luvas e máscaras. Os catequizandos e suas famílias seguiram pelo drive, foram acolhidos por uma linda banda entoando músicas de louvor e adoração a Jesus Eucarístico que estava exposto e, nosso pároco, Monsenhor Valmir, dando a bênção a todos os que passaram.


Na Carta de Tiago 2, 14-18 a palavra do Senhor nos traz os seguintes ensinamentos a respeito da fé:

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”.

Tomando com seriedade esses versículos é que o Encontro de Oração e Ação foi pensado e executado. Foi lindíssimo contemplar o bom entendimento que ele gerou nos catequizando, impelindo-os a trazer consigo suas famílias e, de corações abertos, fazer suas doações e receber a bênção do Senhor. Após tanto tempo sem contato presencial, ainda que guardadas as devidas distâncias para a segurança de todos, foi maravilhoso perceber que aquela pequenina semente lançada em seus corações no início do ano, com os primeiros encontros, frutificou, mesmo em meio ao “deserto” no qual nos encontramos socialmente.

Santa Teresinha do Menino Jesus disse ainda que "a santidade não consiste em grandes obras, mas em pequenas coisas feitas com amor". E é esse, sem dúvida, o combustível que nos faz seguir abraçados à cruz de Jesus, semeando sua palavra entre nossos catequizando: a certeza de que estamos apontando o caminho que os conduzirá à santidade, construído passo a passo, dia a dia, de modo concreto.

Deus te abençoe!


Daniela Elisabete da S. P. Guarato.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page