top of page

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL DA CATEDRAL METROPOLITANA DE UBERABA


Em um contexto de muitos desafios, tal qual é o caso da realidade paroquial, como é possível fazer a gestão de tantos trabalhos e alcançar os objetivos traçados pelo Plano Arquidiocesano de Pastoral? A partir da corresponsabilidade na Evangelização proposta pelo Concílio Vaticano II, toda paróquia deve contar com um Conselho Paroquial de Pastoral (CPP). Em conjunto com o pároco, o Conselho ajuda a decidir tudo o que será feito na comunidade paroquial. O CPP pode auxiliar para que a diversidade de dons e de serviços das pastorais caminhe na unidade proposta pela Igreja. Por isso, aceitamos participar deste Conselho, juntamente com outros membros de pastorais que caminham orientados pelo pároco Monsenhor Valmir Ribeiro.

Entendemos que este é o novo jeito de ser Igreja-família, Igreja-participação, Igreja-comunidade, Igreja-povo. Nele, todos os fiéis são corresponsáveis pela vida cristã e pela missão evangelizadora. A fala do Papa Francisco é bem clara quando nos chama a evangelizar: “eu não quero uma Igreja tranquila. Quero uma Igreja missionária!”. Atendendo este chamado, o CPP estabeleceu seus objetivos de promover a unidade e corresponsabilidade das forças vivas da paróquia, examinando, planejando, avaliando, liderando e dinamizando as atividades pastorais juntamente com o Pároco.




Em termos práticos podemos compreender a função do CPP da seguinte maneira: ele é órgão consultivo, pastoral e zelador da boa convivência e do cuidado com o patrimônio público da Igreja-Comunidade. Enquanto consultivo o CPP serve para aconselhar, opinar sob temas que lhe são apresentados pelo vigário em vista do bem da comunidade. Uma vez escutado, fica a critério do Pároco tomar a melhor decisão.

Enquanto pastoral, o CPP serve para planejar junto ao Pároco as ações que nortearão a vida comunitária da comunidade paroquial enquanto um corpo unido persistindo no mesmo objetivo, para alcançar a mesma meta, obtendo assim os resultados esperados. Nesse sentido, o CPP é um “braço direito” do padre no governo da Comunidade Paroquial. Ele, o CPP, executa e faz executar as tarefas que de comum acordo (padre e CPP) planejaram.

O CPP tem, pois, a nobre função de fazer a comunidade andar conforme o planejado. Para isso, cada membro que compõe o CPP deve conhecer a fundo o Plano Arquidiocesano de Pastoral da Igreja de Uberaba, para poder orientar bem os demais membros da comunidade local. E tem a função de ser aquela “mão amiga” do padre e da comunidade paroquial para que a vida comunitária seja uma expressão viva do testemunho do Evangelho vivido em comunidade.

A Paróquia é uma comunidade de todos, em que, cada um do seu jeito, com sua espiritualidade, seu estilo de vida, suas atividades cotidianas, contribui para fazer a paróquia existir e acontecer de modo que o Espírito Santo nos una a todos sob uma mesma bandeira que é a vida em comunidade onde se vive a Palavra de Deus, onde se Celebra a vida dando testemunho da fé, e onde se pratica a Caridade como fermento cristão de transformação do mundo.

E foi para essa missão que fomos convidados pelo Monsenhor Valmir, a qual aceitamos sem medo, pois já estamos nesta caminhada desde 2015. Deus nos faz percorrer pelos caminhos necessários para realizar a Sua Santa Vontade! Aqui começamos uma nova missão, uma missão de amor, de servir a nossa paróquia, a nossa comunidade e ao próximo, contribuindo para com a obra que o Senhor nos quer executando junto Dele. A nossa missão é coordenar o CPP em tempos difíceis como este de uma grave pandemia do Corona vírus.


A Igreja não pode parar e ficar alheia ao sofrimento dos seus filhos. É o momento de agir, de nos organizarmos para a retomada presencial das atividades pastorais. Assim falou Jesus - Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28, 20). Estas palavras de Jesus, dirigidas aos discípulos, dão-nos a certeza de que não estamos sozinhos diante dos problemas, desilusões, sofrimentos, crises, pandemias, etc. Ele caminha conosco.

E neste momento de pandemia, o Conselho Paroquial de Pastoral foi empossado no dia 18 de julho de 2020, às 16h na Catedral sob a presidência de Monsenhor Valmir. Cada conselheiro recebeu sua provisão de posse, assinada pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto.

“Neste momento de pandemia, em que estamos vivendo, há mais de cinco meses, com perdas de pessoas queridas, a Igreja não pode ficar alheia a tudo isso. O Conselho está sendo empossado justamente para fortalecer a paróquia”. (Monsenhor Valmir). A partir de então estamos nos reorganizando sob a orientação do Pároco. O núcleo do CPP ampliou seu leque de ação, para melhor exercer suas atividades pastorais. - o CPP Ampliado, com representantes de todos os grupos de Pastorais. Para isso formamos as comissões de trabalho que são: Comissão Família; Comissão Serviço; Comissão Eventos; Comissão Comunicação (Pascom); Comissão Liturgia; Comissão Patrimônio; Comissão Juventude; Comissão Anúncio. As reuniões das Comissões estão sendo on-line, e cada uma delas está recebendo suas pautas de trabalho. Juntos vamos organizar e elaborar o plano de trabalho da paróquia de 2021 a 2023. O nosso principal objetivo é ser um sinal de comunhão e participação fraternal, promovendo a unidade das atividades pastorais da paróquia. Estamos aqui para servir e não sermos servidos.

Coordenadores do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page