top of page

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL DA CATEDRAL METROPOLITANA DE UBERABA.


O PAPEL DO CPP EM 2020

“Eu não quero uma Igreja tranquila. Quero uma Igreja missionária!”.

Papa Francisco


Pensando em colocar em prática a fala evangelizadora do Papa Francisco, o núcleo do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) tem feito reuniões permanentes, tanto com o núcleo, quanto com o CPP ampliado com representantes de todos os grupos de Pastorais. A decisão feita em reunião do núcleo, presidida pelo pároco Monsenhor Valmir Ribeiro, foi de tornar o conselho mais atuante, de forma a fazer a evangelização envolvendo toda a Pastoral Familiar da Catedral.

As primeiras medidas tomadas foram a de criar um conselho Paroquial Ampliado e formar comissões de trabalho para ajudar na evangelização e nas atividades pastorais. Estas comissões são as seguintes: Comissão Família; Comissão Serviço; Comissão Eventos; Comissão Comunicação (Pascom); Comissão Liturgia; Comissão Patrimônio; Comissão Juventude; Comissão Anúncio. As reuniões das Comissões estão sendo on-line, e cada uma delas está recebendo suas pautas de trabalho e, juntos, vamos organizar e elaborar o plano de trabalho da paróquia para os anos de 2021 a 2023.


Até o momento já realizamos reuniões com a Comissão Família que tem por objetivo fazer da família uma comunidade cristã e santuário da vida; resgatar o justo valor da família, como centro de origem e força vital da sociedade; tornar a família missionária e Igreja doméstica. A comissão está elaborando os projetos de trabalho conforme documento enviado pelo Monsenhor Valmir.

Dentro da Comissão Família estão integrados os grupos do setor Pré-Matrimonial (crisma, jovens, catequese e escola, namorados e noivos, retiro espiritual, rito Sacramental e Celebração); setor Pós-Matrimonial (formação e cursos para recém casados e grupos familiares). A Comissão Família tem a meta de acompanhar a realidade das famílias de migrantes, mães e famílias com filhos deficientes ou usuários de drogas, famílias afastadas da igreja, atenção especial aos idosos, viúvos, casais em segunda união, alcoolismo etc.

Reunimos também com a Comissão O Pilar da Caridade: Serviços à vida Plena. Comissão Serviço que tem por objetivo promover o testemunho eclesial da justiça, da caridade e da paz; refletir sobre a missão das pastorais sociais; fortalecer a identidade das Pastorais Sociais, a organização do trabalho social na Igreja; defender a integridade da criação; promover a articulação com movimentos e organizações da sociedade. Na reunião, foram discutidos os vários pilares da caridade, e a equipe se propôs a viabilizar projetos que cuidem da Pastoral da Caridade, fortalecer os projetos sociais já existentes na Catedral, como a Pastoral da Saúde, da Pessoa idosa, projeto Madre Teresa de Calcutá, Cesta Básica, Projeto do óleo usado, padaria solidária, horta solidária e pastoral da escuta, que se tornou muito importante neste momento de pandemia.



Fizemos também reunião com a Comissão da Liturgia. Essa comissão cuida das celebrações litúrgicas, da Mece, dos acólitos, dos coroinhas, das Marianinhas e da Pastoral da Música. Tem por objetivo cuidar de todos os tipos de celebrações, da participação consciente de cada pessoa de forma que essas pessoas encontrem na Liturgia o sentido profundo de sua vida, o compromisso com Jesus Cristo e seu Evangelho.

Além disso, tem por missão promover a ação Pastoral Litúrgica, sem esquecer a arte sacra e a música; assessorar o padre e os presbíteros e todos os presidentes das celebrações em seu ministério de presidência; animar a vida litúrgica da Igreja, colocando em prática a renovação e a enculturação; planejar a Pastoral Litúrgica que supõe o conhecimento da realidade do povo e da situação da Pastoral Litúrgica, usando, para tanto, os recursos necessários (pesquisa, avaliações, escuta do povo, etc.); preparar as celebrações de nível de paróquia.

Assim, cada Comissão que já se reuniu foi de forma on-line, devido ao momento difícil de pandemia da Covid-19 que estamos vivendo. As decisões foram tomadas de forma que cada grupo se organize e faça suas reuniões para elaboração dos projetos necessários para a organização da vida pastoral da Catedral Metropolitana de Uberaba no triênio de 2021,2022 e 2023.


O CPP está coordenando juntamente com Monsenhor Valmir todas as atividades até então existentes e programando com as comissões já organizadas os projetos já propostos e outros que estão sendo pensado pelas equipes.


Coordenadores do Conselho Paroquial de Pastoral – CPP da Catedral de Uberaba

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page