top of page

Corpus Christi em 2020 – Momento de fortalecimento da fé do Povo de Deus!


A festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, lembrando a Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu este sacramento em companhia dos apóstolos.

O marco de sua instituição é a bula Transiturus de hoc mundo, do Papa Urbano IV, publicada a 11 de agosto de 1264, no qual o Papa consagrou a festa para toda igreja, e decretou a celebração como oficial, e os três fins com que Jesus pediu essa festa a Santa Juliana: “aumentar a fé, prosperar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento”.

De acordo com a Igreja Católica, durante a missa no momento em que o sacerdote proclama: “Isto É o Meu corpo, Isto É o Meu Sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, a hóstia e o vinho se transformam no Corpo e Sangue de Cristo. Este é o grande mistério da nossa fé!



Deus no passado alimentou o seu povo no deserto com o maná, hoje nos alimenta com a Palavra e a Santa Eucaristia.

Dia 11 de junho deste ano 2020, a Solenidade de Corpus Christi, em toda a Igreja, foi celebrada em louvor e ação de graças, em meio às restrições e num tempo de provações, provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Diferente de todos os anos anteriores, neste ano, foi excepcionalmente celebrado nas paróquias sem a presença da assembleia, com a igreja e os bancos vazios. Mas, felizmente, com o acesso aos meios de comunicação e mídias sociais, os fieis puderam participar desta Santa Missa.

No momento da comunhão, participando pelas redes sociais, em nossas casas, fomos convidados a comungar espiritualmente, pois Deus tem Seus modos de nos alcançar e Se fazer presente.



A procissão com o Santíssimo, que também é um ponto alto da Festa, na qual os fieis confeccionam tapetes para Jesus passar em meio à multidão, este ano não foi possível para evitar aglomerações. Em nossa comunidade, a procissão foi feita apenas dentro da Catedral, gesto que reconhece a presença de Jesus Sacramentado, Nosso Deus Amado!

No Evangelho de João, Jesus disse às multidões: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.”

Rezamos e suplicamos para que o bom Deus, nos liberte desta Pandemia!

E a todos os que não tiveram a oportunidade de comungar Seu Corpo e Sangue no dia de Corpus Christi e, ainda hoje, em muitas situações de restrições, pessoas sem a possibilidade de ir às missas, continuem partilhando do Pão da Palavra, para estimular, dar força, esperança e fé, em Jesus que caminha conosco e não nos desampara.

Que toda esta tribulação passe logo e possamos voltar firmes e fortes, o quanto antes, à verdadeira normalidade, em nossas vidas, nossas famílias, nossa comunidade paroquial.

Porque de tudo, o que mais sentimos falta neste tempo de distanciamento, isolamento e privações, foi a presença viva e real de Jesus na Santa Eucaristia, nada e ninguém foi mais desejado e esperado do que Sua presença mística, Seu Corpo e Sangue.

Cristo Pão da vida, dai-nos Vossa força!

Luís Fernando e Vanessa

Pastoral Familiar da Catedral de Uberaba

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page