top of page

Festival da Pamonha da Catedral

“Olha a pamonha, pamonha de doce e pamonha de sal, a melhor pamonha da cidade, curau de milho quentinho, quentinho...”



A quarta edição do Festival da Pamonha da Catedral Metropolitana de Uberaba, foi realizado nos dias 07 e 08 de março de 2020. Este evento, marca o início das atividades realizadas em prol do 8º FAROL. Já está se tornando tradição entre os membros da pastoral familiar, que doam seu tempo a favor deste maravilhoso projeto que é o Encontro de Casais, realizado no mês de setembro. Graças a participação de todos, o Festival da Pamonha cresce a cada ano, tanto em qualidade como em quantidade. A comunidade doa, além do serviço, todos os ingredientes necessários para a produção das pamonhas e dos curaus.

Neste ano, foram montadas três equipes de serviço que se revezaram desde as 10h de sábado até as 13h de domingo, sem interrupção. Foram produzidas 2500 unidades, divididas entre pamonhas doces, pamonhas salgadas e curau.

O casal José Divino e Adriana, coordenadores do 8º FAROL, estiveram presentes em todos os momentos com participação ativa e efetiva, sempre incentivando, com carinho e gratidão, a participação da Pastoral Familiar.



Monsenhor Valmir esclarece que, o Festival da Pamonha tem dois objetivos principais: arrecadar fundos para a realização do FAROL e realizar o momento de encontro e união entre os membros da Pastoral Familiar.

Pamonha demanda exageros, grandes panelas, muitas sacas de milho, é feita a muitas mãos articuladas e em sintonia, cada um em sua função, em uma linha de produção que começa em volta de uma mesa. Portanto, enquanto prepara o milho, corta as pontas, separa as palhas, limpa as espigas, rala, segue de tarefa em tarefa e, no fim do dia, você recebe sua pamonha quentinha, envolta em palhas. Em volta desta mesa, falamos da vida, contamos novidades, rimos, falamos juntos, rezamos.

Tem motivo melhor para um encontro e aproximação, com horas agradáveis de convivência e alegria, do que essa imensa tarefa a ser realizada?

Gildo Alves Rodrigues

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page