top of page

Palavra do Pároco

Caríssimos,

Saúde e Paz!

Gratidão!

Não pode ser outra a minha palavra nestes dias. Primeiro, gratidão a Deus por tudo o que Ele fez na vida desta Comunidade Paroquial, ao longo destes 200 anos. Gratidão pela paróquia criada e por toda a presença sacramental e pastoral ao longo de toda esta história.

Gratidão a todos aqueles que construíram esta história, marcando-a pela dedicação generosa e profundo espírito de fé.

Quando da preparação para a celebração do jubileu, um grande e ousado projeto foi pensado. Vejo, com alegria, que na sua quase totalidade ele foi realizado.

Relembrando:


1- Restauração das imagens sagradas: todas as imagens foram restauradas (não só pintadas) a partir das doações feitas pelas famílias de nossa comunidade e grupos da Pastoral Familiar.

2- A Pintura, restauro e folheação a ouro da capela do Santíssimo.

3- A restauração da gruta de Nossa Senhora de Lourdes e suas imagens, piso e altar.

4- A construção dos banheiros.

5- A troca do madeiramento do telhado, na sua necessidade, e substituição de todas as telhas, com a colocação de mantas acrílicas.

6- Substituição de toda a fiação elétrica e adequação dos circuitos de todo o complexo da Catedral.

7- A quase conclusão do Projeto de incêndio, para a obtenção do AVCB.

8- Restauro e pintura externa da Catedral, recuperando as amuradas e a pintura especial da imagem do Sagrado Coração de Jesus, no pináculo da torre.


Muitas outras obras e adequações foram feitas. Como não agradecer?

Para a celebração, propriamente, do Jubileu um Tríduo foi preparado, sendo que no 1º dia do Tríduo, no dia 02 de dezembro, tivemos a Ação litúrgica, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Inauguração do Presépio de 2019, montado por Márcio José de Souza e Equipe da Floricultura Tulipa e Recital “Vozes em Canto” Composto por Hélio Siqueira – barítono, Henrique Botelho - barítono, Lívia Alexandra – soprano Marília Bartolomeu – mezzo-Soprano. Thiago Neves – tenor, dirigido pela Prof. Rosana Pontes. No 2º dia do Tríduo, no dia 06 de janeiro, tivemos a Apresentação Histórica – Teatral alusiva à passagem do Cônego Hermógenes e Major Eustáquio, a saudação ao Presépio, feitas por duas Folias de Reis – Companhia de Reis “Estrela do Oriente” e Companhia de Reis do “Manuelzito” e o Recital, pela Orquestra Municipal de Uberaba, sob-regência do maestro Eliézer Tiago Oliveira, já no 3º dia do Tríduo, no dia 02 de fevereiro tivemos a Missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, com a presença do Coral Artístico Uberabense, sob a regência da maestrina Olga Frange.




Por fim, a celebração do dia 02 de março, presidida pela apresentação belíssima da Banda 5º Região da PMMG. A celebração, presidida por Dom Paulo e celebrada por vários sacerdotes, teve os cantos executados pelo coral que se formou com a união do coral Agnus Dei e os Ministérios de Música Kayrós e Iluminare.

Venho agradecer a essa multidão generosa que fez tudo acontecer. Equipe de Liturgia, Cerimoniários e acólitos, Ministros da Eucaristia, responsáveis pela divulgação, Pascom, fotógrafos, Floricultura Tulipa, Equipe de Apoio, Pastoral Familiar e aqueles que cuidam da manutenção da nossa Catedral.

Peço ao Bom Deus que os recompense, dando vida e saúde a todos, abençoando suas famílias e guardando a todos no seu amor de Pai.

Que Santo Antônio e São Sebastião intercedam em favor de todos, de modo que Jesus, no seu Sagrado Coração, guarde a todos no seu amor.

Gratidão!

Abraços,

Mons. Valmir

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page