top of page

PASTORAL DOS NOIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Atualizado: 16 de nov. de 2020


O ano de 2020 ficará para sempre na história marcado pela pandemia do Coronavírus – Covid19. Vários sonhos tiveram que ser adiados, dentre eles alguns casamentos. Estima-se que no Brasil mais de 300 mil casamentos deixaram de ser realizados, segundo levantamento da Associação Brasileira de Eventos (ABRAFESTA).

O curso de noivos em nossa paróquia Catedral, apesar desses números de adiamentos, ainda ocorreu. De um lado, foram realizados os cursos para casais que mesmo diante da pandemia não quiseram adiar o tão sonhado dia, ainda que fosse necessário implementarem hábitos diferentes e, por outro lado, atendemos também casais que já estão se programando para a realização do casamento no ano de 2021.

Foi uma experiência diferente para nossa pastoral dos noivos, que precisou se reinventar. Os cursos tiveram que ser realizados de forma remota, usando ferramentas digitais, mas nossos casais não ficaram desamparados.


O casal Daniela e Jefferson juntamente com o casal Reginaldo e Maria Inês, pais da Daniela, ministraram o curso para dois casais de noivos: Kristina e Renato, que se casaram em 30 de setembro no Santuário da Medalha Milagrosa, e Stella e Auro, que irão se casar em nossa Paróquia, a Catedral, em Janeiro de 2021.

Para sentirmos um pouco dessa experiência, trouxemos o depoimento de Kristina e Renato:

“Casamento, segundo o dicionário, é a união voluntária entre duas pessoas de modo que se estabeleça uma família legítima.

Há algum tempo sonhávamos com a chegada deste dia, mas 2020 foi um ano de muito aprendizado. Mesmo com todos os eventos adversos decidimos oficializar nossa união perante Deus.

Como todo momento importante na vida do católico, a cerimônia de casamento requer um rito para a consagração do matrimônio. Neste contexto o Curso de Noivos é uma etapa essencial para o exercício desta vocação.


Ao iniciarmos nosso processo de casamento fomos informados que não seria possível nos casarmos na data marcada em virtude da suspensão dos cursos de noivos diante do cenário pandêmico. Inconformados por não podermos receber as bênçãos divinas sobre nossa união, nos dirigimos a Catedral Metropolitana. Monsenhor Valmir Ribeiro nos recebeu de coração aberto e colocou quatro anjos em nosso caminho. Jeferson, Daniela, Reginaldo e Maria Inês se propuseram a nos oferecer esta preparação mesmo diante do distanciamento social. Nossos encontros foram on-line e com observância das normas de saúde.

Em nossa jornada aprendemos com os casais a importância do amor, da compreensão, da paciência, do conhecimento e do respeito com nosso companheiro, mas sobretudo da importância vital da proximidade com Deus para obtenção de um relacionamento saudável.

A participação no Curso de Noivos é essencial para que os casais sejam capazes de tomar decisões conscientes e compreenderem a responsabilidade desta escolha.

Recebemos as bênçãos divinas sobre nossa união no dia 25 de setembro no Santuário da Medalha Milagrosa, da qual somos devotos, numa linda cerimônia realizada pelo Padre Manoel, que nos acompanha desde a realização de nosso noivado religioso celebrado em 30/09/2018.

Nossa gratidão a todos que nos acompanharam nesta jornada. Estamos muito felizes por sermos iluminados por Deus. Rezamos diariamente para que Deus nos guie e proteja todos que são vocacionados a auxiliar o próximo. Obrigada monsenhor Valmir, Jeferson, Daniela, Reginaldo, Maria Inês e Padre Manoel. Família que reza unida permanece unida! Kristina e Renato”

Além disso, os casais de nossa paróquia Beatriz e Santana e Edith e Orialdo também ministraram o curso de noivos para outros casais, inclusive dos deles são membros do nosso Caminho Novo, Bruna e Badu, que se casaram no dia 07 de novembro, Ana Carolina e Arthur, Fernanda e Renato, Mariane e Rafael, que irão se casar em 2021.

Confiram o depoimento dos noivos Ana Carolina e Arthur.

“No dia 20 de agosto, começamos o Curso de Noivos de um modo diferente, que devido às circunstancias, foi realizado on-line para garantir a segurança de todos, mas sentimos o mesmo carinho e dedicação. Os casais Dona Edith e Sr. Orialdo, Bia e Santana foram acolhedores, empenhados e comprometidos. O distanciamento foi apenas físico, e conseguimos discutir e viver intensamente os temas propostos. Harmonia conjugal, educação dos filhos, planejamento financeiro, foram alguns dos temas abordados, que nos fizeram refletir a escolha que estamos fazendo, e conseguimos, ainda mais, ter a certeza de nossa decisão.”


Jefferson Vilela e Daniela Manhezzo

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Editorial

bottom of page