RENOVAÇÃO DA PROVISÃO DOS MINISTROS DA EUCARISTIA
- Catedral de Uberaba
- 12 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

No início de 2020, o pároco da Catedral, Mons. Valmir Ribeiro, reuniu-se individualmente com todos os Ministros da Eucaristia a fim de ouvi-los e saber um pouco mais sobre a experiência individual de cada um. Tendo em vista que a provisão de todos havia vencido em 2019, o pároco precisava também de certificar se gostariam de permanecer no ministério.
Mas o que é ou o que faz um Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística? Os MECE, também conhecidos assim, são leigos a quem é dada a permissão de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou em outras circunstâncias, como para idosos e doentes que, incapacitados de se deslocarem até a igreja, recebem em suas residências.

Na Catedral, nos últimos anos, foram feitas diversas formações para a ampliação da quantidade de ministros, a fim de melhor assistir nossos doentes e idosos distribuídos em todo o território paroquial, bem como dar assistência na Casa de Acolhida Anjos do Bem e em hospitais. Com o fechamento do Hospital São José, os ministros foram deslocados para o Hospital Regional, onde continuaram desenvolvendo o mesmo trabalho.
No último dia 8 de novembro foi celebrada, na Catedral, a Missa de Renovação dos Compromissos dos ministros, que, a pedido do pároco e realizada pelo arcebispo, terá validade de junho deste ano a junho de 2023. A celebração foi também transmitida on-line, pois, devida às circunstâncias da pandemia, muitos ministros que são do grupo de risco não poderiam se deslocar até a Catedral. Houve uma grande participação daqueles que puderam ir e, mesmo de casa, muitos também acompanharam de modo que pudemos perceber tamanha a seriedade e o compromisso que os ministros têm com o ministério e sua caminhada pastoral.

É um desejo de nossa paróquia que nossos ministros continuem firmes nesse ministério tão bonito e missionário que edifica a nossa comunidade, uma vez que vão ao encontro daqueles que anseiam por Jesus, mas que em muitas das vezes a condição física não os permitem ir até a igreja. Além disso, cada visita é um momento fraterno, uma oportunidade de ouvir a Palavra que juntamente com a eucaristia alimentam nossos irmãos e nossas irmãs!
Parabéns aos nossos ministros! Que Deus os abençoe!
Amanda Oliveira
Commentaires